03 março 2013

Amnesia


Dizem que uma vez fora do ensino médio você começa a esquecer das coisas. Mas não se esquece de uma vez, isso acontece gradualmente: você esquece as matérias, os horários das suas aulas, os nomes dos professores que você não gostava tanto assim e as pessoas que não tinham um papel importante na sua vida.
Então vão-se os passeios, as visitas técnicas, as excursões, as semanas de prova e o número do seu armário.
Vai-se o seu número da chamada, o lugar onde você se sentava no lanche todo dia, a marca do seu material, a cor da sua caneta preferida, as palestras entediantes que te proporcionavam aulas vagas.
Você tenta manter os momentos das aulas que você cabulou, os beijos que você deu atrás do anfiteatro, o cara com quem você ficou de mãos dadas na arquibancada e aquele gol dedicado a você.
Você tenta se segurar também aos nomes daqueles que você acreditava que eram seus amigos, os nomes dos professores que te deixavam cabular aula, os que te davam pontos a mais pra passar e os que facilitavam as respostas da prova.
Você faz força pra lembrar o nome do funcionário que abria o portão para você todo dia, o nome da moça na secretaria que te atendia bem, o nome da fiscal do corredor que te dava bronca por te ver de mãos dadas com alguém, o nome das pessoas para quem você falavam "bom dia" toda manhã e os momentos decisivos de todo esse tempo, mas, eventualmente, tudo se vai.
Você chega ao ponto de ter que pedir ajuda para um conhecido para se lembrar do seu primeiro dia daqueles anos terríveis, o nome da primeira pessoa com quem você falou e quem foi sua primeira paixão platônica.
Mesmo com a ajuda de um conhecido você não consegue lembrar o nome de todas as pessoas que estudaram com você, todos os momentos importantes e todas as situações embaraçosas que aconteceram.
A maioria parte daqueles (novecentos e tantos) dias se torna um borrão. Nada além de um grande e escuro borrão. Memórias que você não sabe se realmente aconteceram ou se você as imaginou.
Dias que pareceram o inferno, mas agora aparentam mais ser parte do purgatório.

0 notas de rodapé: